Solenidade da Apresentação do Senhor e Renovação dos Votos

 

No último dia 2 de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, foi celebrada solenemente a Festa da Apresentação do Senhor, no qual o Divino Menino é apresentado no templo num gesto ritual em que José e Maria cumprem o que prescreve a Lei Judaica, após 40 dias, apresentar a criança no Templo, que de maneira humilde caracteriza a Encarnação do Filho de Deus, mas encontra um acolhimento singular da parte do ancião Simeão e da profetisa Ana. Por inspiração divina, eles reconhecem naquele Menino o Messias anunciado pelos profetas. No encontro entre o ancião Simeão e Maria, jovem mãe, unem-se de maneira admirável em ação de graças pelo dom da Luz, que resplandeceu nas trevas, impedindo-as de prevalecer: Cristo Senhor, Luz para iluminar os povos e glória do seu povo Israel (cf. Lc 2, 32).
Neste dia também, a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, faz a sua consagração anual, pois neste dia é celebrado nós o mistério da consagração: consagração de Cristo, consagração de Maria, consagração de todos aqueles, homens e mulheres, que se põem no seguimento de Jesus por amor do Reino de Deus, chamados a representar na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus, casto, pobre e obediente, o Consagrado do Pai.
O presidente da Celebração Eucarística, Dom Vasconcelos, fez a bênção das velas, anunciando Cristo como luz a iluminar os caminhos da Igreja, fazendo a procissão litúrgica, com a Luz de Cristo à frente para “guiar nossos passos nos caminhos da paz”, invocando o Espírito Santo.
Na homilia, enfatizou o encontro de Jesus com Simeão e a profetiza Ana, que esperavam a vinda do Salvador: “que nossas orações possa nos ajudar a discernir onde encontrar Jesus. Ó portas levantai vosso frontões para que possamos encontrar Jesus nos braços de Maria e, como Simeão, podemos contar: eu encontrei a razão da minha vida, o Coração de Jesus, manso e humilde. Do Coração de Jesus que brotou água e sangue, pelo Batismo e Eucaristia somos membros da nova Igreja”.
“Maria oferece a sua vida. Maria oferece Jesus. Uma espada de dor traspassará a tua alma”, continua Dom Vasconcelos. “Toda consagração implica sofrimento, uma renúncia, uma entrega total de si próprio. A profetisa Ana ainda não havia se encontrado com Jesus, mesma com 84 anos, por isso põe-se a louvar a Deus na presença do Menino, para a glória de Israel. Depois do encontro Ana torna-se missionária. Assim também, todos nós, devemos fazer a experiência do encontro com Jesus e nos tornar missionários, missionárias”.
A Igreja da Sé, com toda a comunidade celebrativa, na presença de Dom Vasconcelos, sacerdotes, as Missionárias Reapardoras, outras Religiosas, Leigos, Seminaristas rezaram a Oração pelo êxito do XII Capítulo Geral, por ocasião da abertura do Ano Capitular, que é renovação da espiritualidade e do Carisma que impele a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus a viverem cada dia mais os apelos do Reino de Deus, na Diocese mãe, bem como em todas as dioceses, onde as Irmãs estão inseridas.
Na Liturgia, teve o ingresso no Postulantado da jovem Nathiele e a recepção dos Conselhos Evangélicos das irmãs: a Madre Antonieta Carneiro Portela, professou os votos nas mãos de Dom José Luís de Vasconcelos, e recebeu os primeiros votos de Ir. Dayana, assim como os votos de Ir. Noemia e Ir. Isabel e a renovação dos Conselhos Evangélicos de todas as Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.
No final, a Madre Antonieta pronunciou as palavras de agradecimento: “Depois de tudo o que vivenciamos aqui, nesta celebração Eucarística de Ação de Graças, o que dizer? Qual a palavra que melhor traduz, que melhor revela o que nós missionárias Reparadoras estamos sentindo? Gratidão!
Gratidão ao nosso bom Deus pela vida e pelo dom da vocação de cada religiosa da Congregação, que veio aqui fazer e renovar seus votos. Bem como gratidão pela Consagração à Vida Religiosa das demais Irmãs da Diocese de Sobral presentes nesta assembleia celebrativa”.
Agradeceu a Dom Vasconcelos, verdadeiro pastor, bom e amigo, e a todos os sacerdotes presentes. Louvou e agradeceu a Deus pela postulante Nathiele, pelas Irmãs de primeiros votos: Ir. Dayana, Ir. Noemia e Ir.Isabel. Agradeceu a presença de cada Irmã, dos Leigos Reparadores, das Irmãs Egressas, aos familiares, amigos e benfeitores das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Agradeceu ao Coral e Seminaristas também.
“Concluo minhas palavras lembrando que a Congregação inicia hoje o Ano Capitular, que se prepara para o XII Capítulo Geral Eletivo, que será realizado em 19-22/12/2021, com o tema: Desafios e Possibilidades da Missão Reparadora Hoje. E o Lema: “Reaviva o dom de Deus que há em ti” 2Tm 1,6.
O capítulo é um acontecimento congregacional, mas também é eclesial. É um tempo de escuta e de muitas orações. É um momento de comunhão eclesial e congregacional. Rezem por nós!
Enfim, agradecendo a todos e a cada em alto e bom tom para dizer: “OBRIGADA, SENHOR DEUS, PELA VIDA E CARISMA DE NOSSO PAI FUNDADOR E SERVO DE DEUS PADRE JOAQUIM ARNÓBIO DE ANDRADE” finalizou a Madre Antonieta.
Ir. Carminda Amélia Carvalho Alves, mrcj

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem